A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação E Cultura realizou no dia 27 de outubro de 2015, o Encontro de Formação dos Professores Alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015, como o foco temático: O lugar da cultura escrita na educação da criança: pode a escrita roubar infância? O objetivo analisar relatos de experiências, refletindo sobre a estrutura compositiva desse gênero textual (apresentação, argumentos acadêmicos, descrição da experiência) e aspectos conceituais trabalhados ao longo das formações do PNAIC (interdisciplinaridade, infância, criança, cultura escrita integrada à infância, variação linguística, ludicidade) e compreender a escrita e a infância como construções sociais e como conceitos complementares e inter-relacionados.

A Professora Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, iniciou com a apresentação da leitura deleite: As três velhas (Câmara Cascudo), seguindo com uma discussão sobre a questão: Pode a escrita roubar a infância?a leitura e a discussão foram compartilhadas  utilizando os textos do Caderno 2 da p.47 a 55 “ O lugar da cultura escrita na educação da criança: Pode a escrita roubar a infância?” Culminando com um planejamento de uma atividade ou seqüência de atividades, com utilização de um dos livros do acervo de Obras Complementares, momento prático, onde as professoras alfabetizadores trocaram experiências e sugestões de aulas, utilizando livros do acervo do PNAIC.