O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou nessa segunda o treinamento dos candidatos aprovados para Recenseadores do Censo Demográfico 2022 que irá responder: “Quantos Somos?”, “Onde Estamos?” e “Como Vivemos?”. O Censo é a única pesquisa que chegará a todos os domicílios brasileiros. Pode ser respondido com os Recenseadores do IBGE que estarão na nossa cidade para contar e conhecer a população percorrendo todo o território municipal, de áreas urbanas a áreas rurais.
As informações produzidas servirão de base para implementações de politicas públicas de educação, saúde, emprego, condições de moradia e diversos outros âmbitos. Para mais, esses dados, consequentemente, serão imprescindíveis para o setor privado que empreenderão ações e investimentos prioritários, em regiões estratégicas, promovendo crescimento econômico. Além disso, o Censo é uma fonte importante no mundo acadêmico nacional e internacional para pesquisadores utilizarem como base em monografias, dissertações e teses.
O Instituto reforça o compromisso com o sigilo e a confidencialidade das informações que serão utilizadas exclusivamente para fins estatísticos amparada em Legislação Federal especifica a da lei n° 5.534/1968, conhecida como Lei do Sigilo Estatístico.
Durante o recenseamento, por eventuais duvidas dos cidadãos, podem verificar a autencidade dos Recenseadores comparando o documento de identificação e o crachá com as informações do site respondendo.ibge.gov.br ou no telefone 0800 721 8181. Outra forma seria procurar o posto do coleta do IBGE, local de Lotação (que fornece endereço, nome e cargo da pessoa que poderá confirmar a informação).
Abra as portas para o Recenseador, colabore e responda as perguntas.
É com sua resposta que iremos planeja o futuro do País!